Guardei-me para ti como um segredo Que eu mesma não desvendei: Há notas nesta guitarra que não toquei, Há praias na minha ilha que nem andei. É preciso que me tomes, além do riso e do olhar, Naquilo que não conheço e adivinhei; É preciso que me ensines a canção do que serei E me cries com teu gesto Que nem sonhei. Havia um coração a ser construído pelos cantos do mundo sacudido havia uma paixão despedaçada pelo choro do mar atravessada Havia um sono sempre soluçado e um copo d’água nunca derramado e uma rua de sol sempre banhada e uma noite de lua inacabada Havia um ser de pregos trespassado e uma clareira em meio ao mar irado e um grito por espasmos dividido E nos espinhos rosa concentrada e nos passeios rosa desfolhada e nas esquinas coração destruído.
Mentem os que disseram que eu perdi a lua, os que profetizaram meu porvir de areia, asseveraram tantas coisas com línguas frias: quiseram proibir a flor do universo.
"Já não cantará mais o âmbar insurgente da sereia, não tem senão povo." E mastigaram seus incessantes papéis patrocinando para minha guitarra o esquecimento.
Eu lhes lancei aos olhos as lanças deslumbrantes de nosso amor cravando teu coração e o meu, eu reclamei o jasmim que deixavam tuas pegadas
Eu me perdi de noite sem luz sob tuas pálpebras e quando me envolveu a claridade nasci de novo, dono de minha própria treva.
-No chão do meu quintal, que rústico era, Eu, que de sonhos enfeitava a vida, Numa linda manhã de primavera, Plantei ramos de uma árvore caída… - E, cheio de ilusão e de quimera, Abandonei a terra estremecida Como o viajante que atingir espera A rósea meta, a que o Ideal convida… - Anos depois voltei… Na alma cansada nem mais um sonho, uma ilusão trazia Porque tudo eu perdera na jornada. - Mas, cada ramo que plantei a esmo, Era uma árvore imensa que floria Para arrimo e conforto de mim mesmo.
Teu olhar, é tudo que Falo, penso, sinto e amo; Diz-me que o meu Coração enxerga, sem Dúvidas ou enganos; Ouve meu sorriso, Apaixonado e insano; Se expressa sem Vãs promessas, no Âmago da alma e na Água cristalina da emoção; Entrelaça minha vida na tua, Isenta de qualquer razão; Erros, defeitos, refeitos, Carícias, desejo e prazer, Com intenso amor, Acertam nossas imperfeições, Amor mais que perfeito Brilha na imensidão.