
As plantas carnívoras despertam a admiração de muitos amantes da natureza e a curiosidade dos cientistas. São plantas que buscam os nutrientes para sua sobrevivência não na terra, mas em animais.

A dionaea, é a espécie de planta carnívora mais comum entre os cultivadores brasileiros. Ela é muito simples de ser cultivada, se dá muito bem no clima brasileiro e é muito fácil de se encontrar. Sua forma de ‘ataque’ é simples. Ela mantem a ‘boca’ aberta e espera que algum inseto desavisado se interesse. Ao entrar, ela simplesmente fecha e digere a vítima.

As plantas carnívoras com aspecto de vaso são as mais comuns. As nephentes tem uma estrutura foliar desenhada para que insetos caiam dentro do ‘recipiente’ e não consigam mais sair de lá.

A drosera rotundifolia é uma das mais belas e diferentes plantas carnívoras. Ela tem pequenos pelos glandulares nas folhas e estes têm nas pontas uma substância pegajosa que prende as vítimas.

A drosera rotundifolia é uma das mais belas e diferentes plantas carnívoras. Ela tem pequenos pelos glandulares nas folhas e estes têm nas pontas uma substância pegajosa que prende as vítimas.Esta nephente é mais uma das plantas em forma de vaso, mas nesta fica bem clara a tampa que evita a entrada em excesso da água da chuva.

A nephentes rajah é a maior planta carnívora do mundo. Ela não se alimenta apenas de insetos, mas também de anfíbios, pequenos roedores e até pássaros.

Fotos:Editora Globo / Shutterstock
Minha querida
ResponderExcluirApredi mais qualquer coisa...aprende-se sempre.
deixo um beijinho e desejo bom fim de semana
Sonhadora
Ui, Mara, que medo!Nunca vi nenhuma mas só de pensar nelas arrepio-me! Deve ser dos filmes que apresentam estas plantas lindíssimas com uma aura terrível.Mas, ainda bem que leio aqui que não representam perigo para nós humanos.
ResponderExcluirUma bela postagem e muito instrutiva.
Um bom fim de semana.
Beijinhos
olinda
Ainda bem que saiu esta postagem...Pois não consegui ver as imagens no mail...
ResponderExcluirBeijo linda
Muito interessante!
ResponderExcluirmuito bom!!! tudo isso servio ao meu trabalho...
ResponderExcluir