VISITANTES

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Minha Cidade

BRUSQUE - SC -
HISTÓRIA

A história do município começa com a chegada de 55 imigrantes alemães, oriundos do Grão Ducado de Baden, sul da Alemanha, em 1860. Foi batizada de Colônia Itajahy. Nos próximos anos, novos grupos de alemães chegaram ao município. Em 17 de janeiro de 1890, a cidade foi batizada de Brusque, em homenagem a Francisco Carlos de Araújo Brusque, presidente da província de Santa Catarina na época da fundação da colônia, gaúcho nascido em Porto Alegre em 24 de maio de 1822.


A cidade herdou as características alemãs de seus colonizadores: na arquitetura, na comida, nas festas populares, etc. Entretanto, outros povos legaram contribuições étnicas às levas de germânicos. Em 10 de março de 1867, chegaram os primeiros colonos de língua inglesa, especialmente os irlandeses e os britânicos. A Colônia Principe D. Pedro recebeu mais de 1.500 colonos vindos da Europa e dos Estados Unidos, fugindo da Guerra de Secessão. Depois, em 1875 chegaram os primeiros imigrantes italianos e, mais tarde, os poloneses. Os polacos trouxeram consigo técnicas de tecelagem, e fábricas foram fundadas na cidade.



CLIMA

O clima de Brusque, segundo Koppen, classifica-se como mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões quentes, apresentando uma temperatura média anual de 15,70°C. A Temperatura Mínima Anual é de -6,3°C e a Temperatura Máxima Anual é de 40°C. A umidade relativa do ar é permanentemente úmida, com uma média anual de 84,1%. Quanto à pluviosidade, a quantidade de chuvas varia entre 1.600 à 1.700 milímetros.




TURISMO

A cidade de Brusque, no Vale Europeu, em Santa Catarina, é um importante destino turístico pelas belezas naturais e arquitetônicas, na gastronomia, hospitalidade de seu povo, além de peculiaridades históricas herdadas da colonização européia (principalmente dos alemães) e por seu grande potencial em compras de vestuário e tecidos, na pronta entrega e no varejo, com uma grande variedade e qualidade a preços diretos de fábrica.Brusque é um importante pólo industrial (pricipalmente nos setores têxtil e metalúrgico).




CULINÁRIA

O prato típico da região é o marreco com repolho roxo, herdado da culinária alemã. A cidade criou a Festa Nacional do Marreco - Fenarreco - que acontece em outubro, juntamente com a Oktoberfest de Blumenau. A festa tem como prato principal o marreco, mas o chope, as danças típicas, a música e a alegria são complementos fundamentais nesse enredo.
Por esses e muitos outros motivos, a cidade chama a atenção cada vez mais, atraindo pessoas de todo o país e exterior. Entre os turistas estrangeiros, os argentinos (pela proximidade) e os alemães (pela cultura que a cidade apresenta) são constantemente encontrados em Brusque.


INDUSTRIALIZAÇÃO

Brusque é conhecida como ¨Berço da Fiação Catarinense¨ e ¨Cidade dos Tecidos¨ pois foi na cidade que se iníciou um dos maiores polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil. Em 1892 foi fundada a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, um dos ícones da indústria no Sul. Em 1898, surgiu a Buettner e em 1911 a Schlösser. Essas indústrias dominaram a principal atividade econômica da cidade durante a maior parte do século XX, até no final dos anos 80. Ainda hoje é um dos setores mais fortes da economia local, agregando nomes importantes na área de malhas e serviços têxteis (tinturaria, fiação, tecelagem, estamparia), tais como Aradefe, Loostex, Latina Têxtil, Tinturaria Florisa, RVB Malhas, entre outros.
Foi em Brusque que se originaram as primeiras geladeiras da marca Consul, em 1945. O incentivo do Cônsul Carlos Renaux, que fomentou uma pequena oficina para protótipos e testes, propiciou a criação de uma das maiores indústrias de refrigeração do Brasil. Poucos anos depois, em 1950, a fábrica Consul se estabeleceu definitivamente em Joinville, no norte catarinense.
Desde a década de 70 a indústria metal-mecânica também prosperou na cidade. As principais indústrias desse segmento se concentram na área automotiva, de grande projeção nos mercados interno e de exportação, como a ZM S.A.,Zen S.A.,3 RHO e a Remy. No setor de máquinas, equipamentos eletro-mecânicos e serviços metalúrgicos, outros nomes se destacam como a Irmãos Fischer, Siemsem, Kimak, Metalúrgica Brusque, Embreex, entre outras. A área de confecções, que surgiu durante os anos 80, estabeleceu na cidade centenas de pequenas e médias empresas. Destaca-se a Colcci, marca originalmente criada em Brusque e de grande projeção nacional. Segundo o IBGE, Brusque está entre as dez maiores economias de Santa Catarina e na posição 184 entre os municípios brasileiros.

Fonte: Wikipédia







FENARRECO




A Fenarreco – Festa Nacional do Marreco teve início em 1986, em Brusque, passando a integrar as festas de Outubro de Santa Catarina.è hoje a principal festa da cidade.Tem como atrativo a gastronomia típica alemã. É conhecida como a festa mais gostosa do Brasil e tem como símbolo o marreco, que dá origem a vários pratos, como o “Ente mit Rotkohl”, ou seja, marreco recheado com repolho roxo, que é degustado com purê de batatas, chucrute, molhos fortes, e naturalmente um bom caneco de chope gelado.
A vila gastronômica, além do marreco com repolho roxo, serve outros pratos da culinária alemã como o Eisbein (joelho de porco), Kassler (chuleta de porco) e o Bockwurst (salsicha).No piso térreo do pavilhão onde acontece a festa, há uma feira Industrial, onde são comercializados produtos têxteis da região.




Centro da Cidade


Avenida Cônsul Carlos Renaux - Centro da cidade
-

Brusque - visão noturna



Vista áerea de Brusque



Igreja Nossa Senhora De Azambuja



Interior da Igreja Nossa Senhora de Azambuja



Prefeitura de Brusque



Igreja Matriz São Luiz Gonzaga



Pavilhão de Eventos Maria Celina Imhof



Vista Parcial de Brusque

Um comentário:

  1. Nossa Mara...que reportagem...só sabia um pouquinho referente aos tecidos e à formação
    do lugar pelos alemães. Meu irmão trabalha nos lanifícios e mandou um resumo(inho)dessa cidade.
    Já não sei se foi comprar máquinas se tecidos e
    fez-me um resumo. Confesso que não liguei muito,mas perante esta lição.....há que aprender.
    Beijo

    ResponderExcluir