VISITANTES

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sonetilho do Falso Fernando Pessoa


Onde nasci, morri.
Onde morri, existo.
E das peles que visto
muitas há que não vi.
Sem mim como sem ti
posso durar. Desisto
de tudo quanto é misto
e que odiei ou senti.
Nem Fausto nem Mefisto,
à deusa que se ri
deste nosso oaristo,
eis-me a dizer: assisto
além, nenhum, aqui,
mas não sou eu, nem isto.


Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 12 de junho de 2012

Alphonse Osbert , o Pintor do Silêncio

Alphonse Osbert (1857 - 1939) foi um pintor francês que estudou na École des Beaux-Arts e nos estúdios de Henri Lehmann, Cormon Fernand e Bonnat Léon. O impacto do impressionismo encorajou-o a aliviar sua paleta e pintar paisagens ao ar livre, tal como nos campos de Eragny. Até o final da década de 1880 ele havia cultivado a amizade de vários poetas simbolistas e do pintor Puvis de Chavannes, que o levou a abandonar a sua abordagem naturalista e adotar o idealismo estético da pintura poética. Abandonando temas da vida diária, Osbert teve como objetivo transmitir visões interiores e desenvolveu um conjunto de símbolos pictóricos. Inspirado por Puvis, simplificou formas da paisagem, que serviram como pano de fundo para figuras estáticas e isoladas dissolvidas numa luz misteriosa. A técnica pontilhista, emprestada de Seurat, um amigo do estúdio de Lehmann, desmaterializou formas e acrescentou luminosidade.O ideal Rosacruz de "arte como a evocação do mistério, como a oração" encontra sua melhor expressão na figura virginal da fé, muitas vezes interpretada tanto como Santa Genoveva ou Santa Joana, situada num prado com um cordeiro e enredada em um brilho sobrenatural. Tais trabalhos foram elogiados por escritores simbolistas que o consideravam o "pintor da noite", um "artista da alma" e um "poeta do silêncio" devido a sua evocação de um clima de mistério e fantasia.



A pintura abaixo foi apresentada no Salão da Société Nationale des Beaux-Arts em 1892, antes de ser exposta no segundo Rose+Croix Salon que reuniu a elite dos artistas simbolistas. Uma apresentação posterior do trabalho, em 1899, fornece mais informações sobre a imagem: uma visão de Santa Genoveva, a padroeira de Paris.
Como muitas das pinturas de Osbert, esta usa uma faixa de azuis sem tentativas de realismo e nenhum desejo de ilustrar o papel do santo na defesa de Paris. Diferente da tradicional pintura religiosa, este trabalho, que atraiu muitos comentários de jornalistas e amantes da arte, foi considerado uma ilustração de um estado de alma.













domingo, 10 de junho de 2012

O Mar



O mar
sorri ao longe.
Dentes de espuma,
lábios de céu.

- Que vendes, ó jovem turva,
com os seios ao ar?

- Vendo, senhor, a água
dos mares.

- Que levas, ó negro jovem,
mesclado com teu sangue?

- Levo, senhor, a água
dos mares.

- Essas lágrimas salobres
de onde vêm, mãe?

- Choro, senhor, a água
dos mares.

- Coração, e esta amargura
séria, onde nasce?

- Amarga muito a água
dos mares!

O mar
sorri ao longe.
Dentes de espuma,
lábios de céu.


Federico Garcia Lorca (1898-1936)