VISITANTES

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gustave Jean Jacquet


Gustave Jean Jacquet (Paris, França, 25 de maio 1846 – Paris, França, 1909)
Pintor de retratos, cenas de gênero e históricas, um dos mais renomados pintores do século 19. Começou sua formação artística formal na "École des Beaux-Arts" em Paris, onde estudou com o principal pintor acadêmico, William Adolphe Bouguereau.


Em 1865, então com 19 anos, estreou no Salão de Paris com uma pintura alegórica intitulada "O sonho", muito semelhante ao estilo de seu professor.


Nos anos seguintes, porém, passou a pintar as cenas de gênero que o consagrariam: telas de pequenas dimensões em que ele evocou, com a preocupação consciente do mais ínfimo pormenor, a vida elegante e suntuosa dos Séculos XVI, XVII e XVIII.


Como sua carreira progrediu e seu estilo amadurecera, Jacquet viajou por toda a Europa, absorvendo estilos nacionais e coletando artefatos históricos, tapeçarias, armaduras, tecidos e jóias dos períodos retratados em suas telas.


Em 1868, foi premiado com uma medalha de terceira classe com sua tela "Saída do Exército no século 16". Na mesma época começou a fazer retratos, muitos com as modelos em trajes inspirados nas épocas passadas.


Em 1875, obteve uma medalha de 1ª classe e, depois da recepção positiva na Exposição Universal de 1878, foi condecorado pela "Légion d’honneur" (Legião de Honra) em 1879, uma clara indicação de seu sucesso.

Um comentário: