VISITANTES

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Jia Lu


Jia Lu nasceu na China em 1954 e cresceu em uma família de artistas. A poesia e artes plásticas ocuparam seus primeiros anos e alimentaram sua incansável imaginação. Logo, contudo, a Grande Revolução Cultural varreu Beijing com destrutiva violência. Muitos membros de sua família e professores foram marcados para perseguição.




Jia Lu foi forçada a se adaptar às condições radicalmente diferentes na China para poder sobreviver. Ela dedicou seus esforços a muitos objetivos diferentes, trabalhando como enfermeira (o que lhe proporcionou valiosos conhecimentos sobre a anatomia humana), atriz de cinema e televisão, oficial naval, editora de arte para uma revista e até atleta de basquete profissional. Por sorte, não era tão alta como exigia a seleção nacional, de modo que optou por seguir seu coração , inscrevendo-se na Central Academy of Art and Design.



Em 1983, já uma reconhecida pintora, Jia Lu partiu para o Canadá. Mergulhada emu ma cultura estrangeira sem conhecer uma palavra de inglês, Jia utilizou sua marcante inteligência e capacidade de adaptação para fazer amigos e colecionadores, aprender a língua e continuar seu aprendizado. Encontrou trabalho no setor de artes visuais, na Universidade de York. Seu estilo realista de pintura tornou-a uma estranha nesse bastião da arte contemporânea, mas ela nunca abandonou seu estilo polido e um imaginário de sonhos.




Trabalhou com murais budistas no Japão e pesquisou muito os museus de Paris e Londres, até retornar ao Canadá. Jia Lu se delicia com a beleza onde quer que a encontre. Seu senso de confiança e esperança é contagioso. Atualmente, vive e trabalha em Los Angeles.


2 comentários:

  1. Há muito que não via pintura tão realista em pintores contemporâneos. Fantástica. obrigada por dar a conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Quando se é predestinado a algo....nada há a
    fazer....é seguir sempre em frente...
    Beijo

    ResponderExcluir