VISITANTES

sábado, 16 de julho de 2011

José Vital Branco Malhôa


Conhecido em toda Europa e no Brasil, o artista José Vital Branco Malhôa nasceu em Caldas da Rainha, Portugal, em abril de 1854 e morreu nas imediações da mesma cidade, em Figueiró dos Vinhos, no ano de 1933. Esteve no Brasil para exposição em sua homenagem, no Real Gabinete Português de Leitura em 1906.


José Malhôa, porém, tornou-se um pintor muito popular em Portugal por conta dos inúmeros quadros que pintou tendo como referência as paisagens lusitanas, principalmente as que contam um pouco da história dos camponeses, predominando o espaço rural.O primeiro dinheiro que ganhou como artista, foi com vários desenhos da inundação da Ribeira de Santarém, para a revista “O Ocidente”, desenhos que colmatavam a falta de fotos que ilustrassem a tragédia.


Era uma época em que a pintura ao ar livre se difundia, por conta das novas tintas embaladas em bisnagas, o que permitia ao artista - profissional ou amador - deslocar-se para o local de observação. Antes da tinta em bisnagas os pintores faziam esboços em papel e depois reproduziam as cenas na tela. Para isso, além de um bom rascunho, precisavam de boa memória para acertar na reprodução da luz e das cores. Mesmo sendo sua obra claramente naturalista, as influências românticas não deixam de estar presentes, como as encontradas no quadro "A Beira Mar".


















O Museu de José Malhoa localiza-se no Parque D. Carlos I, na cidade de Caldas da Rainha, Distrito de Leiria, em Portugal.



3 comentários:

  1. Nossa, que linda a arte dele... amei. Riqueza de detalhes e mto expressivas.
    Parabéns Mara, está ótima esta postagem!
    Abraços e bom findi! Rosana

    ResponderExcluir
  2. A Tela da 'Severa' , é dos mais famosos e
    admirados...Parabéns pelo post , que tem o
    essencial sobre José Malhoa....
    Beijo linda

    ResponderExcluir
  3. Grande José Malhoa!Os seus quadros são lindos, cheios de luminosidade.

    Bom fim-de-semana, Mara

    Beijo

    Olinda

    ResponderExcluir