VISITANTES

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

2 de Dezembro - Dia Nacional Do Samba -



Dia do Samba

Mas por que justo no dia 2 de dezembro? O motivo é curioso: Ary Barroso , um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.
Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor.




A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.
Atualmente somente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Salvador e Rio de Janeiro.



Origem do Samba

O samba é uma dança animada com um ritmo forte e característico. Originou da África e foi levado para a Bahia pelos escravos enviados para trabalhar nas plantações de açúcar. A dança gradualmente perdeu sua natureza ritualista e eventualmente se tornou a dança nacional brasileira.



Havia muito trabalho de solo e antes de se tornar uma dança de salão, teve passos incorporados do maxixe.



Os grandes dançarinos americanos, Irene e Castelo de Vernou, usou o samba nas suas rotinas profissionais, e assim começou a se espalhar. Mas provavelmente foi Carmem Miranda, a brasileira mais conhecida de todos, que com tremenda vitalidade e perícia de actriz, colocou o samba como o mais excitante e contagiante do mundo. No Brasil o desfile das escolas de samba, cresceu e o País desenvolveu seu próprio ballet artístico com ritmo de samba e movimentos básicos.












3 comentários:

  1. muito interessante.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Isto é melhor que o nosso fado.....mas eu prefiro o fado...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ai, o Samba!Muito gostaríamos nós, aqui deste lado, de ter a agilidade e o saber suficientes para podermos dançar o samba.No Carnaval, que pretendemos ser um aparentado mesmo que pobre do vosso, vemos rapazes e raparigas trajadas a preceito e a tentar movimentar os pés de modo a chegarem um pouco mais perto desse ritmo.Mas o frio e as coordenadas geográficas não ajudam, não é mesmo?
    Gostei de recordar as origens do samba.Está tudo ligado...E de ouvir o samba...E de relembrar o contributo da nossa querida Carmen Miranda na internacionalização do samba.

    Beijos

    Bom fim de semana

    Olinda

    ResponderExcluir