VISITANTES

sábado, 29 de setembro de 2012

Jesus Helguera

Jesus Enrique Emilio de la Helguera Espinoza nasceu em 28 de maio de 1910, Chihuahua, México e faleceu em 5 de dezembro de 1971, Córdoba, Vera Cruz, México.
Pintor e ilustrador mexicano, filho de Alvaro García de la Helguera, um imigrante espanhol e de Maria Espinoza Escarzaga. Passou a infância na Cidade do México e mais tarde em Veracruz.
Por causa da Revolução Mexicana, sua família deixou o México fixando residência na Espanha, inicialmente em Ciudad Real, depois Madrid, onde estuda na Escola de Artes e Ofícios e, em seguida, na Academia de San Fernando com Marcelino Santamaria, Benedito Manuel e Julio Romero de Torres, entre outros professores. Com apenas 18 anos, tornou-se professor de artes visuais em Bilbao e trabalhou para revistas como a Estampa.
Casou-se com Julia Gonzalez Llanos, natural de Madrid, que lhe serviu como modelo para muitas de suas pinturas. Tiveram dois filhos.
Forçado a voltar ao estado mexicano de Veracruz, devido à eclosão da Guerra Civil Espanhola e da consequente crise econômica, passou a trabalhar na "Cigarrera la Moderna" (uma empresa de tabaco) produzindo calendários. Muitos deles refletem o seu fascínio com a mitologia asteca, o catolicismo e a tão diversa paisagem mexicana.

2 comentários:

  1. Muita Arte......
    Diria que é um retratista....?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,Mara,por nos dar a conhecer quadros de imensa beleza,colorido,marcando um tempo.
    BFS.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir