VISITANTES

sexta-feira, 16 de abril de 2010

LAGES - SC -

Hoje estou abrindo o tópico “SANTA E BELA CATARINA” ,onde mostrarei as belezas do meu Estado.Para iniciar escolhi a cidade onde nasci,Lages.



LOCALIZAÇÃO



Lages é um município brasileiro da região sul, localizado no estado de Santa Catarina. A cidade média possui 167.805 habitantes e faz parte da região serrana do estado. Lages é a maior cidade em área do estado catarinense.


Fundada em 1766 pelo bandeirante paulista Antonio Correia Pinto de Macedo, Lages servia inicialmente como estalagem para a rota comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente na passagem do gado dos campos gaúchos para abastecer os trabalhadores da extração de ouro em Minas Gerais.



Correia Pinto batizou-a assim devido à abundância da pedra laje na região. Há quem diga que seu nome era Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajes de Pedra.
Ereta em vila, pelo governador de São Paulo Luís António de Sousa Botelho Mourão, Lages teve seu território transferido da capitania de São Paulo para a capitania de Santa Catarina, por D. João VI, por alvará de 9 de setembro de 1820.



Durante a Revolução Farroupilha, Lages pertenceu ao Estado do Rio Grande do Sul.Por esse motivo preserva as tradições gaúchas.




Lages também caracteriza-se por ter altitude bem elevada, de 850 a 1500 metros. No inverno é comum ocorrerem geadas e neve.
Seu relevo é plano. A vegetação predominante é a de campos e de mata de araucária. No interior, pode-se observar a presença da coxilha, campo cheio de elevações baixas ou altas (menores que um cerro).


O clima é subtropical, com temperatura média de 14,3°C.
Temperatura máxima: 36°C.
Temperatura mínima: -7,4°C
Umidade relativa do ar: Média anual de 79,3%.





A economia lagena é basicamente sustentada pela pecuária, agricultura, indústria madeireira (com destaque na produção de papel e celulose) e turismo rural, atualmente ocorre uma grande expansão de vitivinícolas na região, da qual está surgindo um novo tipo de turismo, o Eno Turismo. A região começa a produzir vinhos com qualidade mundial.
No período do inverno, o comércio é bastante incentivado com o turismo rural e com a Festa Nacional do Pinhão, o segundo maior evento gastronômico e cultural de Santa Catarina (ficando atrás apenas da Oktoberfest, em Blumenau).





REGIÃO RURAL DE LAGES




A GRALHA A ZUL É A AVE SÍMBOLO DO MUNICÍPIO




A LENDA DA GRALHA AZUL



Há muito tempo atrás, nos campos de Lages, levava-se uma vida tranqüila e pacata. Só as festas, quermesses, casamentos ou pixuruns quebravam a sua monotonia. Admiradores respeitosos de suas coisas, os serranos se surpreendiam vendo surgir onde menos se esperava, novos grupos de pinheiros, e por mais que o fizessem, não conseguiam explicação para o fato. Conta-se que num certo tempo, esta gente serrana foi surpreendida por uma forte trovoada Em meio à correria e gritos, recolheram as criações e se abrigaram em suas casas junto ao fogo de chão. Um dos moradores atreveu-se a olhar a tempestade, desrespeitando as crendices populares de que dizia ser perigoso olhar a tempestade. Ele viu uma cena jamais vista. Ele conta que no meio da tempestade uma avezinha (a gralha-azul), estava tentando se abrigar da tempestade, e um dos pinheiros gigantesco estirou os seus braços e acolheu a pobre avezinha. O morador foi correr para chamar o povo para ver, mas um clarão o surpreendeu e disse a ele que era para ele contar a todos o que tinha visto e tomar por exemplo. Maravilhado o morador passou a explicar às pessoas que era a gralha a responsável pelo aparecimento de tantos pinheiros. Ela enterrava o pinhão para se alimentar no inverno, e esquecendo do lugar onde escondera, ela buscava outros, deixando na terra a semente de novos pinheiros. Fora portanto um gesto de gratidão que o pinheiro se envergava para proteger a pobre avezinha. A partir daquele dia todos souberam o porquê dos pinheiros surgirem sem que alguém os plantassem.


LENDA DO LADRÃO DE CINCERRO



Sendo Lages, passagem e parada obrigatória de tropeiros e viajantes que levavam tropas de animais para Sorocaba - SP, onde eram vendidos numa feira, e tinham por costume acampar no local onde hoje existe a Igreja de Santa Cruz e a Cacimba. Acampavam e soltavam os animais para pastarem. A rapaziada da Vila, muito brincalhões (característico do lageano até hoje), à noite roubavam os cincerros ou colocavam palha de milho dentro dos mesmos, evitando assim que o tropeiro escutasse o barulho. Muitas vezes os tropeiros pela manhã ao tentar reunir a tropa para seguir viagem, não conseguiam localizar os animais, pois não escutavam o som dos cincerros. Enquanto a rapaziada lageana escondida, davam grossas gargalhadas, atrás das moitas. Assim levaram a alcunha de Ladrão de Cincerro.

O BOI DE BOTAS



Por razões históricas, os lageanos receberam a alcunha de "Boi de Botas". Durante a Guerra Farroupilha, uma das maiores epopéias da história do Brasil, forças rebeldes aqui proclamaram a República, que acabou tendo uma vida efêmera. O idealismo da luta farrapa que durou 10 anos, e a valentia dos heróis anônimos, marcaram uma importante página na história de Lages. Em 1839, aqui formaram um pelotão de Cavalaria, que seguiu serra a baixo, para o combate que objetivava a tomada de Laguna. Ao lado dos farrapos, lutaram Giuseppe e Anita Garibaldi. Em pleno combate, os canhões e carroções puxados por bois, atolaram na lama e foram retirados a força pela comitiva lageana, o que provocou o comentário do Comandante David Canabarro ao Coronel Serafim de Moura, que chefiava a expedição: "Seus soldados se portaram com tal bravura e força, como se fossem verdadeiros Bois de Botas". Em vista do civismo e bravura que o originou, "Boi de Botas" é sinônimo de heroísmo, de que se orgulham todos os lageanos.


LENDA DA SERPENTE DO TANQUE



Nas segundas feiras, no tanque, as lavadeiras debruçadas por sobre as tábuas, torcer as roupas dos senhores coronéis e suas famílias, trabalhavam enquanto batiam aquele papo gostoso do dia a dia. Em meio a estes papos, as histórias iam sendo contadas e a lenda do tanque se repetia no palavreado simples das mulheres que ali lavavam as roupas. A história contada era de que uma mãe solteira, para encobrir o fruto de sua vergonha, jogara a criança naquele tanque onde estava a labutar.
Estranhamente, todavia, a criança não morrerá, mas se transformara numa cobra. Contavam elas que a cabeça as cobra permanecera ali no tanque e a cauda se encontrava no rio Carahá., estendida em todo o seu percurso. Nossa Senhora, a padroeira de Lages, ciente do hediondo crime praticado pela desnaturada mãe, prendia com os pés a cabeça da moderna hidra ao berço úmido da desgraça mítica, procurando assim evitar que a criança, transmutada em monstro, se revelasse ao mundo.No dia em que a Santa abandonasse esse propósito, cidade seria totalmente tomada pelas águas, escapando somente a enchente a Cacimba da Santa Cruz. Diversas vezes notou-se a verídica a previsão, pois, quando era tirada a imagem da Santa de seu altar, na Catedral, mesmo em procissões, começava a chover torrencialmente, parecendo que o mundo iria se desfazer em água. Porém, bastava retornar a imagem da Santa ou seu altar, que, o sol voltava a brilhar, afastando-se assim a promessa do cumprimento do trágico cataclisma. O relato das mulheres lavadeiras se espalhou por toda a cidade e o medo se apossou de todos, vindo assim a fazer com que as mulheres nunca comparecessem sozinhas ao tanque, sempre iam acompanhadas ou em grupos. Ninguém se atrevia a passar a noite naquele ermo, porque, ao lado do coaxar dos sapos, ouvia-se plangente e lúgubre o grito de um ser perdido em angustia e desesperança.


IMAGENS TIPICAS DA REGIÃO





6 comentários:

  1. Oi amiga! Essa é um bela forma de promover a cidade em que nasceste. Lages é realmente uma cidade muito bonita. Parabéns!

    Beijos e ótimo final de semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. Linda cidade. Um post completo que desperta o interesse em visitar Lages.

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Bonito e interessante apanhado etenográfico de Santa Catarina e em concreto a cidade de Lages
    Gostei muito sobretudo da variedade da tematica e enquadrmento fotografico nas postagens.

    ResponderExcluir
  4. jamais esquecerei de lages minha terra natal hoje moro em blumenau mas o meu coraçao vive em lages com meus amigos e com os meus pensamentos te amo para sempre lages ivonete chaves de paula

    ResponderExcluir
  5. meu filho tem 12 anos e se chame lucas kleber maba a foto que aparece´´e dele lindo nao

    ResponderExcluir
  6. Olá ivonete!
    Com certeza, muito lindo.
    Tudo que postei aqui foi retirado da internet.
    beijo

    ResponderExcluir