VISITANTES

sexta-feira, 25 de março de 2011

Joinville

Para dar continuidade ao tópico SANTA E BELA CATARINA, escolhi a cidade onde minha filha Aline nasceu, Joinville.




Joinville foi fundada em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colon. A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas.
As terras faziam parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França). A chegada dos imigrantes à região foi possível depois de o príncipe ceder, em 1849, oito léguas de área para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, de propriedade do senador Christian Mathias Schroeder.





Os primeiros colonizadores chegaram às terras brasileiras dois anos depois, juntando-se a portugueses e indígenas já estabelecidos na região. Em 1852 a colônia passou a ser chamada de Joinville.




Resultado da dedicação ao trabalho dos primeiros imigrantes, Joinville tem hoje uma das economias mais diversificadas e desenvolvidas do Sul do país.Além de abrigar indústrias líderes em seus segmentos de atuação,destaca-se também pelo forte setor de serviços e pelo turismo. Joinville é conhecida como Cidade das Flores, das Bicicletas, dos Príncipes e da Dança.

Localização



Está situado na região nordeste do estado, fazendo divisa com os municípios de Jaraguá do Sul (ao oeste), São Francisco do Sul (ao leste), Campo Alegre e Garuva (ao norte) e Araquari, Guaramirim e Schroeder (ao sul).A cidade possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) entre os municípios brasileiros (0.857), ocupando a décima terceira posição nacional. A cidade é cortada pela BR-101 e possui um dos princiais aeroportos do sul do Brasil.

Economia



Joinville é o 3º maior polo industrial do sul do Brasil. A região produz 18,9% (valor adicionado fiscal) do PIB global do estado de Santa Catarina. O perfil industrial é formado por grandes conglomerados do setor metal-mecânico, químico, plásticos, têxtil e de desenvolvimento de software, tornando-a um grande polo dessa tecnologia. Destaque para as maiores empresas da cidade: Cipla, Buschle & Lepper, Amanco, Schulz S.A, Sonda IT, Busscar, NeoGrid, Docol, Döhler, Embraco, Lepper, Tigre, Tupy, Totvs, Britânia, Krona, Universal Leaf Tabacos, Whirlpool, Tac, Wetzel entre outras.



Festival De Dança De Joinville



O Festival de Dança de Joinville é um festival de dança que ocorre anualmente no mês de julho na cidade de Joinville, Santa Catarina. Foi criado em 1983 e atualmente é considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, como o maior evento do gênero do mundo em número de participantes - cerca de 4.500 bailarinos.



Cada edição do festival dura 11 dias. Junto com o festival, vários outros eventos acontecem, como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.



O evento é organizado pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, uma organização social sem fins lucrativos.Consagrado em 27 anos de edições ininterruptas, o Festival de Dança de Joinville é referência nacional e internacional para quem vivencia a dança. Por seu palco passaram jovens bailarinos e coreógrafos que hoje se destacam profissionalmente.



Desde sua primeira edição, em 1983, o Festival de Dança de Joinville somente cresceu, tornando-se um grande evento, com eventos e atividades simultâneas, da realização de mostras até cursos, oficinas e ações para a discussão de temas relacionados à dança, proporcionando um rico intercâmbio entre os participantes que vêm de todos os cantos do Brasil e do exterior.









Festa Das Flores



Conhecida como cidade das flores, Joinville sempre destacou-se por seu cultivo de flores e, por isso, realiza todos os anos a tradicional Festa das Flores, a qual tem um tema diferente a cada ano.
A festa também é o ponto de encontro da melhor idade e promove o concurso de jardins da cidade. A primeira edição da festa ocorreu em 1936 com apenas uma exposição de orquídeas para os amigos, espécie símbolo da festa. Mais tarde, foi criada a Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), a qual é uma das organizadoras do evento, assim como a Prefeitura de Joinville.





Juarez Machado - Joinvillense Ilustre -



Juarez Machado nasceu em Joinville no dia 16 de março de 1941. É um artista plástico brasileiro. Além de dedicar-se à pintura, é também escultor desenhista,caricaturista, mímico, designer, cenógrafo, escritor, fotógrafo e ator.
Em 1954 mudou-se para Curitiba, matriculando-se na Escola de Música e Belas-Artes do Paraná. Recém-formado, em 1964 realizou sua 1ª mostra individual na Galeria Cocaco, de Curitiba, iniciando uma carreira de grande sucesso.




Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1966, onde residiu por vinte anos. Através de seus desenhos de humor, projeta-se nacionalmente. Além do desenho e da pintura, fez incursões pela mímica, cenografia, programação visual, ilustração e escultura. Foi chargista dos principais jornais brasileiros e mímico no programa Fantástico, da TV Globo. No final dos anos 70 voltou-se totalmente para a pintura.



Pretendendo internacionalizar seu trabalho, em 1978 Juarez viajou a Nova Iorque, Londres e, finalmente, foi para Paris, onde fixou residência em 1986 e montou ateliê, sem prejuízo dos ateliês já instalados no Rio de Janeiro e em Joinville.
Juarez Machado recebeu inúmeros prêmios, tanto no Brasil como no exterior. Tem feito exposições frequentes nos Estados Unidos e na Europa.




Joinville Cantada Em Versos



Festa Das Cores

Na esquina do sol
da chuva,
na esquina das cores,
brota uma cidade:
a Cidade das Flores.

Joinville da poesia,
da primavera sem fim,
Joinville da Magia.
Em todas as estações,
ela se banha de luz
e floresce a orquídea,
a azaléia, a petúnia,
o ipê, o jacatirão.
E é a festa das cores...


Luiz Carlos Amorim

O Hino

Tu és a glória dos teus fundadores,
És monumento aos teus colonizadores,
Oh! Joinville Cidade dos Príncipes,
Oh! Joinville Cidade das Flores.
Às margens do Rio Cachoeira,
Um dia o audaz pioneiro,
Plantou do trabalho a bandeira
E se deu, corpo e alma, ao torrão brasileiro.
Depois foram lutas e penas,
Mas nunca o herói fraquejou,
Com sangue, suor e com lágrimas
Do seu próprio corpo teu solo irrigou.
Tu és a glória dos teus fundadores,
És monumento aos teus colonizadores,
Oh! Joinville Cidade dos Príncipes,
Oh! Joinville Cidade das Flores.
E se hoje o bravo imigrante,
Que tua semente plantou,
Com a força e o vigor de um gigante
Nas mãos com que, em preces, ao céu suplicou,
Te visse radiosa e pujante,
Nascida na mata hostil,
A imagem da Pátria distante
Veria, grandiosa, exaltando o Brasil!


Letra e música de Cláudio Alvim Barbosa




A Bandeira



Joinville Para Apreciar

Uma famosa construção em estilo normando. É uma agência do Banco Itaú.




Vista do Joinville Country & Golf Club



Câmara De Vereadores



Fórum Comarca de Joinville



Moinho Santista



Parque Zoobotânico



Sistema de Abastecimento de Água da Colônia Dona Francisca



Canal do Palmital/Vigorelli/Baía da Babitonga





Área Rural Do Municípío







Um comentário:

  1. Tudo LINNNDOOOO. De perder o Folgo...Que Terra bonita para viver...Bom,...com um post destes,
    não dá para ver tudo como merece, pelo que...voltarei para ver melhor...Com essa matéria...eu fazia tres posts...Parabéns pela
    elaboração e pesquisa...
    Beijo linda

    ResponderExcluir