VISITANTES

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AS PÊSSANKAS




As PÊSSANKAS foram introduzidas no Sul do Brasil, por meio dos imigrantes ucranianos que para cá vieram a partir de 1895.
A palavra "pêssanka" é derivada do verbo ucraniano pessaty, que significa “escrever”. Em algumas regiões da Ucrânia acredita-se que a pêssanka tem força curativa e também protege o lar e atrai graças, como uma espécie de talismã.
Os ovos eram pintados para comemorar o solstício da primavera, no período de cultivo das terras eram ofertados ao Sol pedindo por abundância. Entre uma vasta gama de cores e símbolos com o tempo passou a se confeccionar pêssankas como presentes a amigos e entes queridos. Essa tradição passou a se manifestar também em datas especiais, como materialização de boas intenções.Esses desenhos aparentemente exóticos,são feitos com extrema delicadeza em ovos de galinha, codornas, gansas e até avestruzes.


SIGNIFICADOS DOS SÍMBOLOS E CORES UTILIZADOS EM PÊSSANKAS


Um comentário:

  1. Pessânkias.
    São lindas, Mara! Uma tradição a manter, sem dúvida.Parecem ovos da Páscoa, mas muito,muito melhores e bonitos, com um trabalho artístico e cheio de significado nos seus símbolos e cores.

    Obrigada por mais este post.

    Beijo e Boa Páscoa.

    Olinda

    ResponderExcluir