VISITANTES

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Eu Via Na TV - Os Herculóides -



Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Tv Tupi e Rede Manchete.
Ano de Produção: de 1967 a 1969 (49 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Studios.




Os Herculóides foi um dos desenhos de ficção científica de maior sucesso da Hanna-Barbera Studios. Estreou nas manhãs de sábado da Rede CBS em 9 de setembro de 1967, com aproximadamente 7 minutos de duração cada, apresentados dentro de um segmento de meia-hora. O programa foi reprisado anos mais tarde como parte do desenho Super Globetrotters, em 1978.

A ABertura



A História

No distante e estranho planeta Quasar, com enormes plantas e monstros interplanetários, vive a família Herculóides, os únicos moradores deste lugar perdido no espaço. Freqüentemente o planeta é atacado por alienígenas e forças inimigas afim de conquistá-lo para fins perversos. Entre os principais inimigos estão Zarko e Mekkor, mas o grupo enfrentava ameaças das mais diferentes e estranhas. Os vilões raras vezes se repetiam, e os Herculóides encaravam desde formigas e aranhas gigantes até homens mecânicos e piratas espaciais.



Para defender sua morada, o rei Zandor, conta com um físico invejável, um super-estilingue e um escudo de múltiplas utilidades. Ele tem ainda a companhia e a ajuda de Tara sua esposa e a rainha de Amzot. O casal tem um filho de treze anos, Dorno, que em tudo imita o pai. Tanto mãe como filho compartilham a extrema habilidade com o estilingue.Zandor e os Herculóides conhecem alguns segredos de Amzot, como as rochas explosivas. Dentro de uma caverna, no alto de uma montanha, há uma rocha que explode com impactos, neutralizando seus inimigos, que geralmente são formigas e aranhas gigantes, homens mecânicos ou piratas espaciais.

As Criaturas



Os demais Herculóides são o que se poderia chamar de animais, ainda que de uma fauna alienígena.


Zok



Zok é um enorme dragão alado da cor marrom, com olhos esbugalados. Ele possui a capacidade de emitir raios laser dos olhos e da cauda. Geralmente, transporta Zandor, Tara ou Dorno em suas costas, já que é o único Herculóide capaz de voar pelo espaço e respirar fogo.

Igoo



Igoo é um indestrutível e grande gorila de pedra que possui uma força fora do comum. Sua pele é muito dura. Apesar de sua aparência e personalidade hostil, tem uma afeição e um carinho muito grande por Tara.Tundro



Tundro é uma mistura de rinoceronte com um triceratops encouraçado de oito pernas, com um chifre que atira pedras de energia que explodem com o impacto. Sua carapaça blindada faz dele tão resistente quanto Igoo. Suas patas são capazes de se esticarem como pernas-de-pau para obter um efeito de elevador com o corpo.

Gloop e Gleep



são... bem, ninguém sabe o que eles são. Gloop e Gleep possuem o corpo composto por um material elástico. Com isso, eles podem assumir a forma que desejarem, reproduzindo o formato de qualquer objeto que se faça necessário no momento. Além disso, podem se subdividir em unidades menores, todas com olhos e autonomia própria, mas também capazes de agir em grupo, cooperando umas com as outras. Gloop é o maior dos dois, aparentemente sendo o irmão mais velho de Gleep. Estes serviram de inspiração para a Hanna-Barbera mais tarde criar outro personagem: Shmoo, a foca-fofa.



No Brasil o desenho chegou no final dos anos 60 quando passou a ser exibido na Tv Tupi. Desde então esteve em várias emissoras com destaque para a Tv Manchete que o exibiu durantes muitos anos na década de 1980.
A dublagem do desenho no Brasil foi de responsabilidade da Cine Castro - Rio de Janeiro e São Paulo, que se encarregou do trabalho durante toda a primeira temporada. A partir da segunda temporada Herculóides teve a dublagem da Telecine - Rio de Janeiro. Os efeitos vocais das criaturas não precisaram, obviamente, de dublagem, assim mantiveram a versão original.


Um comentário: