VISITANTES

terça-feira, 29 de setembro de 2009

FESTAS DE OUTUBRO EM SANTA CATARINA

Os colonizadores europeus (alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses, entre outros) comemoram suas tradições em diferentes regiões de Santa Catarina. A gastronomia, a música e as danças típicas, a hospitalidade e a alegria desses povos encantam os milhares de turistas do Brasil e do Exterior que visitam o estado neste período.






Oktoberfest
Cidade: Blumenau
Período: 1 a 18 de outubro de 2009
Website: www.oktoberfestblumenau.com.br

Segunda maior festa popular do Brasil depois do carnaval. Muito chope gelado embalado por animadas bandas alemãs. Recebe milhares de turistas de todo o Brasil e do exterior. A maior festa típica do país. O centro da cidade é colorido pelos desfiles de carros alegóricos floridos. Grupos de música nacionais e internacionais aquecem as noites da Festa.






Fenarreco
Cidade: Brusque
Período: 7 a 18 de outubro de 2009
Website: www.fenarrecobrusque.com.br

Maior festival gastronômico das festas de outubro em Santa Catarina. A Festa foi criada em 1986 para divulgar um prato típico alemão - o ente mit rotkohl - ou marreco com repolho roxo. Além do marreco, muito chope, música e dança embalam os visitantes até altas horas da madrugada.







Fenaostra
Cidade: Florianópolis
Período: 16 a 25 de outubro de 2009
Website: www.fenaostra-floripa.com.br

A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana atrai um número cada vez maior de visitantes, consolidando-se como a única promoção do gênero no País a reunir em um mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica e cultural, dando ênfase à cultura açoriana. A festa mobilizará a cidade durante 10 dias, com uma programação que também oferece cursos e seminários de aperfeiçoamento técnico voltados à maricultura e coordenados pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina).






Marejada
Cidade: Itajaí
Período: 8 a 18 de outubro de 2009
Website: www.marejada.itajai.sc.gov.br

Também chamada de Festa Portuguesa e do Pescado, tem na gastronomia, à base de frutos do mar e bacalhau, sua principal atração. Também oferece shows típicos portugueses, feira de produtos artesanais e apresentação de folclore açoriano. É a maior festa portuguesa do Brasil. Mais de 600 atrações atraem milhares de turistas todos os anos para a cidade.






Schützenfest
Cidade: Jaraguá do Sul
Período: 8 a 18 de outubro de 2009
Website: www.schutzenfest.com.br

Resgata a tradição dos atiradores cuja origem remonta à idade média na Alemanha. Competições esportivas do tiro-rei e tiro-rainha, desfiles alegóricos e grandes bailes animados por bandas típicas. Muita comida, chope e cachaça garantem a alegria dos participantes.






Bananenfest
Cidade: Corupá
Período: 9 a 12 de outubro de 2009
Website: www.bananenfest.com.br

A Bananenfest tem como objetivo divulgar o município de Corupá como Capital Catarinense da Banana, juntamente com o Estado de Santa Catarina que conquistou a nível nacional a posição de maior exportador de banana, acompanhada pela difusão da cultura local, tradições, seu uso e aproveitamento na culinária e o manejo adequado para produção da fruta e demais matérias primas possíveis de serem exploradas junto à bananeira.





Tirolerfest
Cidade: Treze Tilias
Período: 9 a 13 de outubro de 2009
Website: www.tirolerfest.com.br

A tradição dos imigrantes austríacos é retratada na música, gastronomia, nas esculturas em madeira e arquitetura da cidade. Não há quem não se encante com Treze Tílias. A cidade tem cerca de cinco mil habitantes. Durante a Tirolerfest são servidos pratos típicos, como o goulach( molho de carne), o scheiterhaufen(torta de maçã), e o spätzel(mini nhoque com queijo). Todos os anos grupos vindos da Áustria se juntam aos grupos locais para animarem mais ainda a festa.





Oberlandfest
Cidade: Rio Negrinho
Período: 16 a 18 de outubro de 2009
Website: www.oberlandfest.com.br

A diversão fica por conta do concurso de Tiro ao Alvo, chope em dúzia, concurso de Serrador e outras atrações típicas de uma genuína festa alemã. Durante a Oberlandfest, a população de Rio Negrinho mostra todo seu amor aos costumes dos seus antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário