VISITANTES

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SEXTA-FEIRA 13 - Superstição -



A sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada como um dia de azar. São muitas as possibilidades que existem para explicar esta superstição.
O número 13 é considerado de má sorte e a sexta-feira, no dia 13 de qualquer mês, é tida popularmente como um dia de azar. São muitas as possibilidades que existem para explicar esta superstição, aqui ficam apenas algumas:
O número 13 é considerado irregular, na numerologia, sinal de infortúnio;
A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e por isso, considerado também de azar;
Somamos o dia da semana de azar, sexta-feira, com o número de azar 13, e acreditam alguns que passamos a ter o mais azarado dos dias.
Mas ao que tudo indica, esta superstição também pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada extinta, por Filipe IV de França, e os seus membros foram presos em todo o País e alguns torturados e mais tarde executados por heresia
Outra possibilidade pode estar no facto de Cristo ter sido morto numa sexta-feira 13;
Uma outra assenta na Santa Ceia, sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas, morreram logo a seguir de forma trágica.
Para além das explicações cristãs existem também outras justificações que provêm da mitologia nórdica, duas pelo menos. Uma conta que houve um banquete e 12 deuses foram convidados, nesse encontro Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e a sua presença, assim como, os desacatos que provocou terminaram na morte de Balder, o favorito. Daí a superstição de que convidar 13 pessoas para um jantar pode dar em desgraça. A outra diz que a deusa do amor e da beleza era Friga, que deu origem a frigadag, sexta-feira, e que quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, esta deusa foi transformada em bruxa. Como vingança, Friga passou a reunir-se todas as sextas-feiras com mais 11 bruxas e o demónio, para rogar pragas aos humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se pela Europa.


http://galeriacores.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário