VISITANTES

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PELZNICKEL - UMA TRADIÇÃO QUE ULTRAPASSA GERAÇÕES EM BRUSQUE SC



O Pelznickel, ajundante de São Nicolau, chegou a região do Vale do Itajaí juntamente com os colonizadores alemães e a tradição é preservada até hoje, para terror das crianças.

Os Pelznickels saíram do mato, onde moram, e tomaram as ruas de Brusque SC, para saber se tem criança que não se comportou direito durante o ano.Ainda há tempo de ser bonzinho.
O "PAPAI NOEL DO MATO" espera até dia 24 de dezembro para a mudança de comportamento.
Junto dos Pelznickels sempre estão o São Nicolau e a Mulher de Branco e do bem, kriss ktingle.

3 comentários:

  1. Realmente, este mundo virtual é muitíssimo interessante. Eis aí, algo que eu não conhecia.

    Beleza de postagem minha amiga. Somente enriquece a nossa cultura. Parabéns!

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. A IGNORANCIA DE UM POVO

    MAIS UMA LENDA QUE DEVE SER APAGADA, RASGADA E JOGADA NO LIXO. CAUSAR TRAUMA EM CRIANÇAS AGORA VIROU TRADIÇÃO? SÓ PARA UM BANDO DE IGNORANTES MESMO. ACORDA BRUSQUE E GUABIRUBA, ESTAMOS NO NATAL EM ÉPOCA DE PAZ E SOLIDARIEDADE COM OS NOSSOS AFETOS. CAUSAR MEDO E ESPANTOS JÁ NÃO NOS CABEM MAIS.


    O trauma ocorre quando um indivíduo é exposto a um súbito acontecimento ameaçador à vida ou integridade (física e emocional), sobre o qual não se tem controlo, e manifesta uma resposta reveladora de intenso medo a esse acontecimento. (Conte, 2005)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Bem a ignorância que o Tal “Rafael” fala, deve ser a dele, e traumatizar as crianças? Sim isso é uma tradição que vem do ano de 300 DC, e tenho a certeza que isso não traumatiza criança alguma, o que traumatiza uma criança é separação dos pais, a bebida, a droga e tantas outras coisas que a modernidade nos traz, mas nos chamar de ignorantes, creio que você primeiro deveria estudar esta tradição antes de criticar ela, ou talvez fazer um levantamento quantas crianças nós traumatizamos? Agora quem é você para ter a inteligência de dizer que devemos jogar no lixo uma tradição milenar? Desculpa o ignorante é VOCÊ.

    Fabiano Siegel
    fabianosiegel@gmail.com

    ResponderExcluir