VISITANTES

segunda-feira, 8 de março de 2010

POEMA PARA TODAS AS MULHERES


No teu branco seio eu choro.

Minhas lágrimas descem pelo teu ventre

E se embebedam do perfume do teu sexo.

Mulher, que máquina és, que só me tens desesperado

Confuso, criança para te conter!

Oh, não feches os teus braços sobre a minha tristeza, não!

Ah, não abandones a tua boca à minha inocência, não!

Homem sou belo

Macho sou forte, poeta sou altíssimo

E só a pureza me ama e ela é em mim uma cidade e tem mil e uma portas

Ai! teus cabelos recendem à flor da murta

Melhor seria morrer ou ver-te morta

E nunca, nunca poder te tocar!

Mas, fauno, sinto o vento do mar roçar-me os braços

Anjo, sinto o calor do vento nas espumas

Passarinho, sinto o ninho nos teus pelos...

Correi, correi, ó lágrimas saudosas

Afogai-me, tirai-me deste tempo

Levai-me para o campo das estrelas

Entregai-me depressa à lua cheia

Dai-me o poder vagaroso do soneto, dai-me a iluminação das odes, dai-me o cântico dos cânticos

Que eu não posso mais, ai!

Que esta mulher me devora!

Que eu quero fugir, quero a minha mãezinha, quero o colo de Nossa Senhora!


Vinicius de Moraes

(1913-1980)

2 comentários:

  1. Uma ternura estes versos do Poetinha...

    Ideal para as homenagens de hoje. Belíssima escolha!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amiga! Bela escolha, lindo poema do grande Vinicius de Moraes e belíssima homenagem à mulher. Parabéns para todas as mulheres do mundo. Minhas eternas namoradas.

    Beijos e ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir