VISITANTES

sexta-feira, 11 de junho de 2010

BICICLETAS DE BAMBU


Bicicletas de fibra de carbono e de alumínio estão definitivamente entre os itens do passado. Hoje o melhor modelo manufaturado vem mais leve, mais forte, mais confortável e deixa uma pegada de carbono muito menor para um modo de transporte que está entre os mais desejados na preservação do meio ambiente.Até hoje, o mais conhecido construtor de bicicletas de bambu is Craig Calfee, que mantém sua oficina na costa californiana. Suas bicicletas têm um desenho fenomenal e dependem da produção de uma gramínea: o bambu.


Mas ele não é o único. Hoje bicicletas de bambu são produzidas em muitos países africanos com bastante sucesso. Craig Calfee é em parte responsável pela própria competição, já que foi em Gana que fundou o Projeto Bamboosero, — que é um projeto com apoio parcial do Instituto da Terra da Universidade de Columbia, que tem como objetivo ensinar os ganenses a construírem uma bicicleta de bambu, e mais tarde até, quem sabe, abrirem uma pequena fábrica de bicicletas. A facilidade do projeto está nos insumos. O material é simples: bambu, que é encontrado em todos os continentes, no mundo inteiro, abundante. Ele precisa ser curtido por quatro meses antes de ser usado na fabricação das bicicletas; e como liga, fibras de cânhamo embebidas em resina são usadas para amarrar os tubos de bambu. Mas o sucesso está também na eficiência, o bambu é leve e extremamente resistente.


Craig Calfee não é o único trabalhando em solo americano com o desenvolvimento de modelos de bicicletas de bambu. Nick Frey, que é um engenheiro e ciclista passou dois anos desenvolvendo o seu modelo de bicicleta de bambu para, com outros quatro engenheiros, formar a companhia de bicletas de bambu chamada Sol Cycles, na cidade de Princeton, NJ. Logo depois deslocou-se para o estado do Colorado onde fundou a companhia Boo Bicycles que também se especializa em bicicletas de bambu. Há outros nessa competição de bicicletas de bambu: Daedalus em Portland, no estado de Oregon, que constrói esse tipo de bicleta desde 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário