VISITANTES

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia 1º de Abril - Dia Da Mentira -

Origem Do Dia Da Mentira



Há muitas explicações sobre a origem do dia da mentira.
A mais convincente diz que a brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX. Nessa época, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera.
As festas, que incluíam troca de presentes, duravam uma semana, terminando a 1º de abril.
Mas, em 1564, com a adoção do calendário gregoriano, o rei decidiu que o ano novo deveria ser comemorado mesmo a 1º de janeiro. Os franceses que resistiram à mudança, mantiveram o antigo costume. Os gozadores começaram a ridicularizar esse novo dia enviando aos conservadores presentes estranhos e convites para festas inexistentes.
Com o tempo, a brincadeira firmou-se na França, de onde, duzentos anos depois, migrou para a Inglaterra e daí pra o mundo.



Menino Maluquinho (Melhoramentos) e Pinóquio (Walt Disney)
Encontro em Paris, capital da mentira

Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.



Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.







Um comentário: