VISITANTES

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia 29 de Junho Na História


Dia 29 de junho de 1989 -As operárias da De Millus faziam passeatas protestando contra a imposição patronal, de despirem-as no final do turno do trabalho. Humilhação pura.


Em 29 de junho de 1949 - Iniciava o regime do Apartheid na África do Sul. Um período de estupidez da história humana.


Em 29 de junho de 1900 - Nasceu Antoine Saint Exupery, escritor e aviador, autor do Pequeno Principe.



Comemoração Religiosa Católica
Dia de São Paulo e São Pedro


São Pedro - Simão (século I a.C. - 67 d.C.), foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Papa da Igreja Católica.
São Paulo - Paulo de Tarso (século 3 a.C. - 67 d.C.). De família judia da diáspora, mas com cidadania romana. Teve uma cultura mista (judia e grega).
Em defesa da lei de Moisés tornou-se um feroz perseguidor dos adeptos de Cristo, e supervisionou o apedrejamento de Santo Estêvão em Jerusalém.
No ano de 32 d.C., dois anos após a crucificação de Jesus Paulo se converteu ao cristianismo, tornando-se o mais influente escritor do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão, chamada de "paulinismo", foi fundamental por causa do seu papel como proeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império Romano.

2 comentários:

  1. Olá, Mara

    Interessantíssimas estas evocações, em especial a humilhação das operárias e o nascimento do apartheid. Porque é preciso não esquecer!
    Interessante também o percurso de Paulo que na estrada de Damasco a Luz que o guiaria.

    Beijo

    Olinda

    ResponderExcluir