VISITANTES

terça-feira, 20 de abril de 2010

PEDRA DO CÃO SENTADO


O Parque Cão Sentado é uma Unidade de Conservação privatizada e tem como principal objetivo à preservação dos ecossistemas presentes nesta pequena área da “Mata Atlântica”, proporcionando aos seus visitantes, atividades de lazer e esportes.Trilha média, com lindas grutas, cavernas e lago, onde funciona o pesque-pague e o pesque-devolva.Vale a pena conferir a paisagem do mirante, onde se pode apreciar a Pedra do Cão Sentado.
Muito se fala a respeito da Pedra do Cão Sentado, por sua exuberância e curiosidade quanto à sua formação geológica, mas pouco se ouve sobre a sua floresta, tão importante para o equilíbrio do meio ambiente.
Na Mata do Parque Cão Sentado convivem lado a lado desde árvores grandiosas, algumas rodeadas com cipós gigantes, como o jequitibá, pau-brasil, figueiras, guapuruvas, cambuás, ingás, cabriúva, ipês, a pindobinha, e outras, como a embaúba, o murici, o baguaçu, o jacatirão, a faveira, guabirobas, bacuparis, a palmeira juçara, da qual é extraído o palmito, espécies de médio porte como a samambaiaçu entre outras palmeiras diversas.
Sobre os troncos destas árvores apóiam-se diferentes lianas (cipós), begoniáceas, aráceas, pteridophytas (samambaias), dezenas de orquídeas (Dendrobiuns, Oncidiuns, Laelias, etc), bromeliáceas, cactáceas, que formam a vegetação de epífitas, perfeitamente adaptadas à vida longe do solo. Nada retiram das árvores apenas buscam uma maior luminosidade e ainda retribuem o abrigo atraindo animais polinizadores, como o beija-flor , as borboletas e os morcegos. A floresta do Cão Sentado tem uma peculiaridade que a diferencia de outras matas e que enriquece a sua biodiversidade...O conjunto de grutas e cavernas formadas entre gigantescos blocos de rocha cobertos por vegetações rupículas, plantas que vivem nas pedras. Toda essa biodiversidade do Parque Cão Sentado faz com que esta floresta seja muito especial...Esse parque fica em Nova Friburgo - RJ – Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário