VISITANTES

domingo, 15 de agosto de 2010

FLOR DO DESERTO

Andei assistindo...
FLOR DO DESERTO
Elenco: Liya Kebede, Sally Hawkins, Craig Parkinson, Meera Syal.
Gênero: Drama


Sinopse:

Baseado no Best Seller "Desert Flower", é a autobiografia da modelo somali Waris Dirie (Liya Kebede), circuncidada aos cinco anos e vendida para um casamento arranjado aos treze anos. A garota fugiu, atravessando o deserto por dias até chegar a Mogadishu, capital da Somália, onde passou o resto da adolescência sem ser alfabetizada. Ao chegar em Londres, depois de passar por grandes dificuldades mais uma vez, foi descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson ao vê-la trabalhando na limpeza em um Restaurante Fast Food. Donaldson a levou para os Estados Unidos, onde se tornou uma modelo mundialmente conhecida, além de ser embaixadora da ONU no Combate à Mutilação Genital Feminina.

Um filme aterrador. Emocionante. Angustioso. Cheio de vida e esperança!

A história de vida da modelo Waris Dirie é uma soma de realidade + sonho + humor, transformando-a num exemplo de determinação à vida.Pego-me, sempre, lembrando de tudo aquilo que vi. E olhe que, com tanta bagagem de história, dor e emoção, achei ainda que o filme poderia ser mais denso. Um drama mais pesado. Mais forte. Mais seco. Mais duro. Por outro lado, acredito que o Diretor tenha tentado atenuar o peso da realidade de Waris, visto que abrange um tema polêmico, inaceitável e dolorido: a circuncisão feminina.É impossível acreditar que uma mulher assistindo à este filme, "não se importe". É inimaginável que uma mulher absorvendo toda esta história, não se comova ao ponto de pensar: "...isso tem muito à ver comigo". Assisti. Assistirei sempre que possível. Me deu uma compreensão maior ao drama vivido por mulheres como a Waris. E quanto à ela, será sempre uma motivação de vida para mim. Esteja nas passarelas ou como embaixadora da ONU. Que outras vozes femininas se levantem. Que outras mulheres não se submetam mais!





Um comentário:

  1. Vi ontem na TV,.. uma mulher que saiu de África
    e cheia de saudades, era massacrada pela família para regressar, pois queriam que a filha crescesse lá, ao que ela dizia.....era o que mais queria,mas sei que se for , a minha
    filha vai ser mutilada,..que drama.....

    Beijo Amiga

    ResponderExcluir