VISITANTES

quinta-feira, 8 de abril de 2010

MATRIOSHKA


Diz a lenda que no século XIX, um poderoso senhor russo chamado Alexei Manontov Moscou estava transportando uma figura de porcelana da ilha de Honshu, no Japão, um presente para sua amada.
A figura, representando um monge budista, foi aberto, e dentro havia uma outra figura idêntica menores.
Tanto gostou que peça, que Manontov mostrou-lo para um artesão e este, inspirado pela porcelana japonesa, figura esculpida em madeira de tília de uma aldeia russa, e oito figuras idênticas, cada vez mais pequeno, que se encaixam um dentro do outros, para abrir toda a metade.
Estou falando de Vasili artesão Zvezdochkin e que mais tarde seria conhecido como o mundo Matrioshka, características bonecas russas. Eles representam uma espécie de maternidade folk: mulheres vestidas com o Sarafan caso famoso, pintados com cores brilhantes e enfeitadas com flores, pássaros e estrelas. Cada matrioshka é única e original. Milhões deles atualmente circulam ao redor do globo e esculpida em madeira de tília ou de bétula, com desenhos atuais, mas sempre com a singularidade da forma e conteúdo, muitos destes "segredos" que casa.

A Matrioshka é brincar com o infinito...

2 comentários:

  1. Dizem que presentear uma mulher com a Matrioska é um augúrio de fertilidade!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga! Mais uma que eu não conhecia e que vai somar ao pouco conhecimento que tenho.

    Beijos e ótima sexta pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir