VISITANTES

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SISSI, A IMPERATRIZ

Elisabeth Amalie Eugenie von Österreich-Ungarn (Munique, 24 de dezembro de 1837 — Genebra, 10 de setembro de 1898)
Ficou mundialmente conhecida pelo nome que recebeu nos primeiros anos de vida, Sissi. Filha do duque da Baviera, Maximiliano e de Ludovica, irmã da arquiduquesa Sofia (mãe de Francisco José), Sissi e Franz Joseph eram primos. A prometida do imperador era sua irmã mais velha, Helene. Mas, ao bater os olhos em Sissi, Franz Joseph decidiu que aquela menina de 15 anos seria a futura imperatriz da Áustria. Menos de um ano depois – em 1 de abril de 1854 -os dois estavam casados.

Sissi sentia-se profundamente angustiada com a vida na corte vienense e, principalmente, com o tumultuado convívio com a sogra, Sophie. Conforme o tempo passava, o relacionamento com o imperador tornava-se insuportável. E ela se sentia cada vez mais sozinha. "Perambulo solitária sobre a Terra há tempo, alienada da vida e do prazer; não tenho e nunca tive alma que me entendesse", descreveu Sissi, em seu diário. Aflita, em 1860 ela deixou Viena e partiu para uma viagem de dois anos pela Europa. Mãe de quatro filhos, Sissi só teve uma relação mais estreita com a caçula, Marie Valerie. A mais velha, Sophie, lhe foi tomada pela sogra e morreu aos 2 anos de idade. O único filho, Rudolf, foi educado longe de sua influência e, aos 31 anos, cometeu suicídio.

Em 1867, juntamente com o marido, foi coroada rainha da Hungria na sequência da assinatura do compromisso austro-húngaro. A sua dificuldade de adaptação às regras da corte de Viena e a preferência da imperatriz pela Hungria afrontaram a Áustria e isolaram cada vez mais Isabel da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido. Alguns problemas de saúde, agravados pela incapacidade de educar os filhos numa atmosfera de informalidade, que Sissi adorava, contribuíram igualmente para o afastamento em relação aos seus súditos.

Sissi, contudo, tinha outra faceta. Ela se engajou em causas humanitárias e chegou a visitar hospitais e asilos durante uma epidemia de cólera. A imperatriz da Áustria foi para a Europa do século XIX o que seria a princesa Diana 100 anos depois. As duas eram lindas, invejadas, copiadas e envoltas em uma aura de bondade. Mas foram também muito infelizes e morreram de forma trágica. Sissi foi assassinada em 1898, aos 60 anos, em Genebra, na Suíça, por um anarquista italiano, Luigi Lucheni.
Fontes: Veja – Wikipedia


Na década de 1950 os filmes de Ernst Marischka protagonizados por Romy Schneider contribuiram decisivamente para espalhar o mito de Sissi. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário