VISITANTES

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Magia Do Mundo De Escher

Maurits Cornelis Escher nasceu em Leeuwarden, ao norte da Holanda ,em 17 de junho de 1898.Ele surpreendeu o mundo inteiro com o seu talento ilusionista gráfico.



Ele foi possuidor de uma visão muito além do seu próprio tempo, suas obras ficaram famosas pelos seus desenhos impossíveis, pelas ilusões espaciais que concebeu e pelos padrões que desenvolveu. Sua obra tornou-se uma ponte simbólica entre a ciência e a arte.Na era digital que hoje vivemos, onde o homem idealiza e utiliza-se de recursos do computador para realizar efeitos visuais.



Escher viveu em uma época em que não havia computadores e, para a nossa surpresa, sem conhecimento matemático prévio, mas através do estudo sistemático e da experimentação, Escher descobre todos os diferentes grupos de combinações isométricas que deixam um determinado ornamento invariante.



A reflexão é brilhantemente utilizada na xilogravura. Ao observar a obra de Escher você fica impressionado com a sua técnica apurada e traços intrigantes.



Ele não se considerava nem artista nem matemático, mas ele transportou para os seus desenhos estruturas matemáticas complexas, perspectivas espaciais que necessitam sempre de um apurado segundo olhar, ou até um terceiro olhar.


Escher chamou a atenção de muitos matemáticos, cientistas e cristalógrafos, por muitas vezes foi convidado a dar palestras, apesar de não ter nenhuma formação específica nessas áreas, mas são várias as ligações que podemos estabelecer entre as suas criações e a matemática.



Reinventando o Mundo Mágico de Escher com Lego.











Este vídeo nos dá uma ideia de como Escher “sentia" o mundo.

2 comentários:

  1. Troca-nos os olhos...este inconfundível e único artista....Tenho um trabalho dele feito em corda-seca, que em breve mostrarei..
    Beijo linda

    ResponderExcluir
  2. olha estou simplesmente facinada pelo trabalho desse maravilhoso artista,não o conhecia ate começar a faculdade de Design de Moda ,ouvi os professores falar dele e resolve pesquisar, então achei este blog, e fiquei facinada ...Continue postando coisas maravilhosas como esta ...este homem sera eternamente um gênio..
    BJS

    ResponderExcluir