VISITANTES

terça-feira, 25 de maio de 2010

BURITI , MINHA PALMEIRA


Buriti, minha palmeira,
é de todo viajor...
Dono dela é o céu sereno
dono de mim é o meu amor...

Buriti dos Gerais verdes,
quem te viu quer te ver mais:
pondo o pé nas águas beiras
- buriti, desses Gerais...

Buriti, minha palmeira,
toda água vai olhar.
Cruzo assim tantas veredas,
alegre de te encontrar...

Buriti, minha palmeira,
nas estradas do Pompéu –
me contou o seu segredo:
quer o brejo e quer o céu...

Buriti – boiada verde,
por vereda, veredão –
Vem o vento, diz: - Tu fica!
- Sobe mais... te diz o chão...

(...)

Buriti me disse adeus,
conselhos não quis me dar:
- Vendi verdes por mais verdes,
aprendi de tanto amar.

Buriti me deu conselho
Mas adeus não quis me dar:
amor viaja tão longe,
junta lugar com lugar

Nem adeus e nem conselho
Buriti não quis me dar:
Quando um amor vai morrendo,
tem outro amor por chegar...

João Guimarães Rosa
in No Urubuquaquá, no pinhém

Um comentário: